top of page

Quem foi o homem que perdeu a fé e tornou-se referência no diálogo entre fé e política?



Os cristãos já estão nas áreas da sociedade, não existe vida secular e vida na igreja, não se separa a vida em dois, a questão que Kuyper compartilhava também era: você vai glorificar a Deus com toda a sua vida ou vai desobedecê-lo? Quando ele terminou sua formação acadêmica, foi enviado como pastor de uma igreja pequena, e as pessoas de sua igreja eram fiéis as Escrituras e sabiam que tinham recebido um pastor ateu, elas oraram para que ele encontrasse a fé.

Seu nome: Abraham Kuyper


Com o passar do tempo, a igreja orando por ele, percebeu que seus pressupostos que abraçou e carregou na Universidade estavam equivocados. Compreendeu que sua fé precisava ser amadurecida e não abandonada como ele fez na Academia.


Ele refletiu sobre a importância de uma visão de mundo que amplie, aprofunde e abarque todo o Senhorio de Jesus em todas as esferas da vida.


Às vezes, crise de fé na vida pode ser importante para nos colocar no eixo, para conhecermos o que há de verdade em nossos corações e alinhar-se ao Criador. Abraham Kuyper iniciou sua jornada estabelecendo conexões com o temporal e com o que é Eterno.


Seu relacionamento com Deus cresceu, e ele compreendeu ser possível uma fé que dialogue com todas as esferas da vida comum, a inteligência vivida para Glória de Deus.


Ele observou as conexões que alguns cristãos estavam fazendo na sua época, e que isso estava conduzindo-os em uma mistura estranha, que distorcia os ensinamentos das Escrituras porque estavam conectados com cosmovisões que distorcem a realidade das coisas criadas, como por exemplo a cosmovisão humanista que tem o homem como centro da vida e medida de todas as coisas; a cosmovisão grega que separa o mundo em dois, fez com que muitos cristãos vivessem suas vidas separando a vida na igreja e vida fora dela como se fossem coisas separáveis, a Bíblia não ensina isso.


Kuyper, assim como tantos outros autores, Lutero, C.S.Lewis, Dooyeweerd entenderam que o Senhorio de Jesus Cristo é para todas as áreas da vida, para ele: o cristão obedece a Deus ou segue o espírito de seu tempo.


Os cristãos estão nas áreas da sociedade, não existe vida secular e vida na igreja separadamente. A questão que Kuyper compartilhava também era: você vai glorificar a Deus com toda a sua vida ou vai desobedecê-Lo?


Kuyper não estava pedindo perfeição dos cristãos, ele lembrava aos cristãos que estes devem ser fiéis a Deus em todas as áreas da vida, não é fácil, mas sempre temos a lembrança das palavras de Jesus:



"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

- João 16:33 -



Kuyper escreveu sua teoria: a Soberania das Esferas. O que é esta teoria?


No próximo post compartilho com você este pensamento incrível de Abraham Kuyper que tem sido atualmente uma das referências nos estudos na teologia pública, política, sociedade, sugerindo respostas às questões de seu tempo.


Fotografia ao lado por Helen Lanhellas.



Comentários


bottom of page