top of page

A Soberania das Esferas.

Por Helen Lanhellas

Fotografia: Arquivo pessoal


Abraham Kuyper que tem sido atualmente uma das referências nos estudos em teologia pública, política, sociedade.


Político, jornalista, primeiro professor de teologia sistemática da Universidade Livre de Amsterdã.


Ele fundou uma Universidade, criou o primeiro partido cristão do mundo em 1879, fundou dois jornais: um ele escrevia semanalmente, e o outro ele escrevia todo dia. Imagine Kuyper com internet.


Ele criou a teoria da Soberania das Esferas. Teoria esta sobre a sociedade e suas dinâmicas relacionais. Uma forma de enxergar a sociedade, ele entendia que Deus é Soberano sobre todas as áreas da vida.


Ele refletiu que: se Deus criou todas as coisas, TODAS as coisas têm princípios fundamentais que as mantêm de pé certo?


Cada uma das esferas da sociedade tem seus próprios princípios estabelecidos por Deus: a Esfera da Educação, da Ciência, da Arte, do Governo, da Igreja, Família, Tecnologia, Saúde, Economia e assim por diante.


Elas são independentes uma da outra, com suas linguagens, e todas elas respondem a Cristo, elas estão debaixo de Sua Soberania.


Por exemplo: a família não pode ser tratada como empresa, ambas têm princípios que as regem que precisam ser respeitados e não misturados. A escola não pode ser tratada como empresa; a igreja não pode ser administrada como se fosse um negócio e assim com as demais Esferas.


Abraham Kuyper e sua teoria, me fez lembrar do ministério da reconciliação que está na Bíblia na carta de Paulo aos Coríntios, no Novo Testamento:


Por meio da morte e ressurreição de Jesus, Deus reconciliou consigo mesmo todas as coisas, ou seja:


1. Comunhão das pessoas com Deus;

2. Comunhão com as outras pessoas e;

3. Comunhão com a realidade das coisas criadas;

Ou seja, Deus reconciliou consigo mesmo TUDO!


São três relações centrais que Deus estabeleceu.

Nós temos 3 mandatos dados por Deus à humanidade:

● Cultural

● Social

● Espiritual


Para Kuyper o pensamento divino se encontra incorporado em todas as coisas criadas. Para ele a relevância cultural da fé cristã é:


"Em cada domínio, descobrir os tesouros e desenvolver as potências escondidas de Deus na natureza e na vida humana".


Para Kuyper Deus é Soberano sobre todas esferas da sociedade.


Por isso a importância de compreendermos que nenhuma esfera da sociedade é mais importante do que a outra.


A educação não está acima da saúde, a ciência não está acima da educação, a arte não está acima da tecnologia e assim por diante.


Se uma esfera engloba as outras e é posta acima delas, como se só ela tem a solução para todas as outras esferas e a sociedade, causamos reducionismo, e injustiça.


Todas as esferas têm sua importância de atuação, podem servir uma as outras, no sentido de trabalhar com as outras esferas dentro daquilo que cada uma faz de melhor, com excelência.


Estabelecendo relações interdependentes, de mútuo serviços uns aos outros, respondendo voluntariamente a Soberania de Deus, não por medo ou por imposição, e sim com responsabilidade em relações orgânicas.


E isso faz uma sociedade florescer porque Deus se importa com o desenvolvimento integral do ser humano. Isso é Vida! Deus se importa com a nossa redenção integral Nele.


Tem muito sobre a história de vida de Kuyper, e suas contribuições para pensarmos a sociedade. Sua entrada na política, por exemplo, se deu pelo fato de ele ter sido pastor de uma comunidade pequena de pessoas muito simples, e que sofriam as más decisões daqueles que a governavam, e vivenciando isso de perto com eles, o impulsionou a pensar no pobre. Tem o livro dele com o título: O problema da pobreza.


Ele falava de pressupostos cristãos para falar de pecado. As pessoas identificavam vida no discurso dele; ele também se desvincula das polarizações políticas de seu tempo. No livro O problema da pobreza ele compartilha o que ele chamou de 3a via ancorada na fé cristã.


Bem, vou parar por aqui :), se não vai ser um post dentro do outro ou uma capítulo de um livro (risos). Que você seja encorajado por este post para ter uma vida profundamente conectada com o Deus e o que Ele tem para você.



Texto e composição fotográfica por Helen Lanhellas, e o cliques fotográficos deste post foram do Gabriel Lanhellas.



Referências:


BIBO, Rodrigo. Abraham Kuyper. Podcast BiboTalk, BTCAST 359, de 18 de agosto de 2020. Duração: 1h e 44 seg. Disponível no link: https://bibotalk.com/podcast/abraham-kuyper/


DULCI, Pedro. Olhando pra Fora: Uma perspectiva cristã da sociedade. Curso de Estudos em sociologia. Instituto Educacional Invisible College, 2020.

Comments


bottom of page