top of page

Qual é o valor do voluntariado?*

O salário deste trabalho é mais além!


Trabalho é movimento. Foto: Arquivo pessoal.


Gente, que ano!

Difícil, mas cheio de realizações, de passos de fé. Estes passos são decisões internas necessárias para que a vida ande para a frente pessoas!


Entrega a Deus tua vida, teus projetos e vai! Sua Vontade sempre é o melhor para nós, e assim Ele fez! Os passos se transformaram em ações de Dele em nossas vidas (minha e de minha família); a lista é grande! Grata a Deus.


Bem, mas vamos falar do valor que é o voluntariado. Sim! É um trabalho como qualquer outro, e geralmente trabalha-se mais do que aquele que é assalariado, assim tem sido meu trabalho nos últimos anos, desde 2012.


Oportunidades de trabalho com salário em dinheiro final do mês? Vivenciei. Mas sem dúvida esse tempo em voluntariado marcou minha vida. O salário deste trabalho vai muito, muito mais além do que o dinheiro.


De fato, é desafiador, e é incrível como a multiforme Graça de Deus não deixou faltar nada, nada mesmo, e quando digo isto estou falando da vida real: comida, roupa, passagem de ônibus e por aí seguiu. O salário? Amadurecimento, crescimento pessoal, profissional, espiritual, psiquíco, emocional. Quer mais? Sempre tem, muito mais do que eu e você podemos imaginar.


É claro que empregos formais assalariado também tem seu valor, e contribuem para nossa formação e crecimento pessoal, profissional, claro! O trabalho dignifica o homem. Mas neste post, me deterei ao trabalho voluntário.


Vocação e chamado fazem parte da vida e não é diferente dentro da profissão, assim como TODOS aqueles que compreendem o Senhorio de Jesus Cristo em todas as áreas de suas vidas, e não querem viver uma vida dualista: viver na igreja aos domingos algo completamente diferente dos outros seis dias da semana. Não mais. Queremos viver uma vida integral com os príncipios e valores do Reino de Deus sendo vivenciados onde nós estivermos.


Não é regra ser cristãos e trabalhar com voluntariado. Há os que chamamos de missionários que são: empresários, padeiros, feirantes, professores, médicos, enfermeiros, cientistas, e tantos, em muitos lugares. Seja qual for á área, com ou sem faculdade, e isso é conectado com a vocação que cada um tem na vida, e sem dúvida trabalhamos com nossa inteligência, paixões e conhecimento técnico que cada profissão, área de atuação exige.


O voluntariado tem valor fundamental na sociedade, não-cristãos também entram neste trabalho, é mais uma questão de coração disposto, e dicernir o tempo e o modo como pode fluir este trabalho em sua vida, a isto se chama sabedoria, e quem nos dá ela generosamente quando pedirmos é Deus.


Somos artistas, somos empresários,

juízes, advogados,

enfermeiros, médicos,

professores, fisioterapeutas, economistas… estamos em todas as áreas da sociedade, reconhecendo todos os dias que somos falhos, e que dependemos de Deus que é Soberano, O Dono do Tempo, O Criador, o Primeiro Artista, O Mestre dos mestres, com tantos outros atributos que demonstram Seu Amor e cuidado para cada área da sociedade.


E com tudo isso, somos cartas vivas para você nos ler e conhecer esse Deus maravilhoso que amamos! Se falharmos em algum momento, nos perdoe, se você talvez, não entendeu essa carta viva que escreveu para você, você é livre para se chegar a mim e perguntar, e dialogaremos, vou amar fazer isso, e como eu disse mais acima, reconhecemos todos os dias que somos falhos, e buscamos ser o que Ele nos fez para ser, não querendo ser Deus, queremos ser o que Ele sonhou para nós. Com um propósito apaixonante de viver a vida que Ele nos entregou.


Helen Lanhellas.


* Este post foi publicado pela primeira vez em 29 de dezembro de 2017, no meu antigo blog. Como o assunto é pertinente, reeditei e decidi compartilhá-lo neste espaço.

Commentaires


bottom of page