top of page

Leve Todo pensamento cativo – Última parte.


Fotografia: Arquivo pessoal.


No post “Leve todo pensamento cativo – Parte 1” compartilhei com você sobre a ofensa não tratada, e o que ela pode causar, e tem uma parte de como se livrar dela. Neste segundo e último post, conversaremos sobre a ofensa não tratada que se tornou ruídos.


Quais são estes ruídos? Compartilho alguns deles para ajudar você na identificação, mas não são os únicos, você pode apresentar outros que não estão nesta lista, esta portanto, é um “ponta pé inicial” para a análise de si mesmo. Compartilharei também como se ver livre destes ruídos que podem ter surgido depois de alguma situação que você vivenciou. Até comecei a falar um pouco de como resolvê-los no primeiro post.



RUÍDO

Ruído - no dicionário é zumbido, barulho ao fundo que nos atrapalha – ou seja, é algo que nos incomoda, e muitas vezes é inconveniente e nos tira o foco. De repente, quando percebemos estamos ali... pensando nele e nos dispersando do que realmente precisamos ser e fazer.


O dicionário diz que ruído é Som de várias vozes. Murmúrio de vozes que se prolongam. Designação genérica de todos os defeitos que perturbam ou impedem uma transmissão.


Hum... interessante, “impedem uma transmissão”. Será que os ruídos na sua vida estão te atrapalhando de receber a mensagem que você precisa para seguir em frente?


Vamos lá. Foca nesse post, não deixa os pensamentos te dispersar. Permaneça firme!


Bruna Estrella em seu conteúdo sobre Produtividade sobre o tema: Ruídos; Link aqui. Nos faz algumas perguntas:


· Quais são os ruídos que existem em nossas vidas?

· O que esses ruídos são efetivamente?

· Você identifica onde esse ruído está?

É importante observá-lo, identificar de qual direção ele vem, e nos perguntar: Qual importância ele tem em minha vida? Como enfrentar e resolver estes ruídos? O que é voz que você precisa ouvir para seguir em frente e o que é barulho, ruído? O que realmente importa guardar e o que devemos lançar fora?


Bruna Estrella aponta quatro ruídos. Claro que podem existir outros, mas por hora para dar início a nossa jornada, são eles:


1. Redes sociais:


Imagem: Arquivos do wix.


“Sabe as máquinas de caça-níqueis? O instagram foi construído partindo deste sistema, a ideia de que você vai passando o dedo na tela, e é como moedinhas entrando na tua vida, o tempo passando, e você ali, e você ainda tem a sensação de que você tem que estar ali para não perder nada, e você não sabe exatamente o que está fazendo ali ao mesmo tempo. O seu tempo está sendo roubado, inclusive sua percepção de realidade, e toda sua força de vida”.

Exemplo:

Você está feliz com sua vida. E aí vai lá e abre o aplicativo, e se depara com a postagem de alguém que faz você começar a comparar sua vida com a dela, fazendo você olhar para a própria vida e sentir frustração.


E o que você precisa fazer no seu dia é colocado de lado, suas forças, seu semblante e coração caem, e você se entristece com o que a outra pessoa está fazendo no dia dela, sem ver o contexto daquela outra pessoa, você só olha a postagem; e tudo bem ela postar algo, mas você não deve se comparar com ninguém, não se sinta diminuído.


“Isto não é o que você tem que fazer, isso não é a tua realidade, isso não serve de nada para você, só ruído, só tira o foco do que deve ser feito. Não caia nessa armadilha”, diz Bruna Estrella.

A Solução: Pare de seguir pessoas. As redes sociais não são ruim, apenas use elas com moderação, guarde seu coração. Siga pessoas que produzem bons conteúdos, que vão acrescentar coisas boas na sua jornada. Como diz Tolkien, em sua obra O Senhor dos Anéis: “Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado”. Dê valor ao seu tempo.

Tenha tempo de qualidade com as pessoas, de forma pessoal, e não virtual, dê prioridade a isso, é muito bom conversar com as pessoas ao vivo, em casa, ou ir a algum lugar com ela, saber de suas histórias e como está a vida dela, ouvir, rir, chorar.



2. Ansiedades sobre o futuro:


Imagem: Arquivo do wix.


Um exemplo que Estrella compartilha é sobre a vaca: “ela fica remoendo: mastiga, joga para o estômago, e depois ela pega o que já estava no estômago e volta para a boca e mastiga”. Ela fica ali remoendo! “Remoendo algo que já estava pronto para ser trabalhado para sair dela e virar esterco”. (Estrella, 2020)

Há uma Sigla que ela diz: PPPE.

Passou? Passou. No Passado Está.

Tais coisas podem voltar para sua cabeça, em forma de ruído, para te tirar o foco. Você não pode impedir que o pensamento venha, mas você pode impedir eles de ficarem na sua cabeça.


“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. Mateus 6:34

3. Pseudointelectualidade – devaneio cultural:


Imagem: Arquivo Unsplash aqui.


Devaneio no dicionário significa: Ausência de razão; delírio, desvario. Esperança vazia; crença sem fundamento; utopia.

Você quer aprender de tudo um pouco, que ser um “grande conhecedor de todas as coisas”. (Estrella, 2020) Você não é Deus, Ele sabe tudo de forma aprofundada, porque Ele criou e conhece todas as coisas.


Você é humano, vai acabar sabendo de tudo de forma superficial e rasa, e não vai servir para nada na sua vida. Querer ser multi potencialista: saber muitas coisas ao mesmo tempo, é cansativo, não é produtivo.

Calma, não é que você não vá estudar e conhecer sobre muitas áreas, o que estou dizendo aqui é o quanto dessas coisas você vai estudar para agregar valor e significado na sua vida, o que vai ser aplicável na prática? Se vai ser aplicável em sua vida segue em frente! Se não for aplicável em tua vida é ruído, vai te tirar do foco.


Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:14-16

Use suas habilidades para servir os outros a sua volta. Trabalho é servir aos outros com seus dons, habilidades, na área da sociedade que você percebe, por exemplo, uma vontade natural para viver trabalhando ali. É na área da saúde? Vai! É na área da educação? Vai! É nas artes? Na política? Te capacita e segue! Estude, pague o preço, faça com amor, com excelência (excelência é diferente de perfeccionismo, este último não é saudável), contribua com algo bom. Sirva para algo.


E lembre-se: antes de fazer, é importante ser. Dê valor a ser a pessoa que você é, com suas qualidades e imperfeições, e aí caminha na direção de amadurecer, investe em desenvolvimento pessoal.


Estabeleça prioridades: Cuide de você, isso é uma responsabilidade sua. invista na sua família, na sua casa, e vai expandindo este cuidado a outros, vai aumentando seu raio de alcance: segue investindo nos amigos, e pessoas do trabalho e/ou faculdade, e assim por diante.


Na pseudo intelectualidade tudo vem disfarçado de intelectualidade, e isso pode ser um terrível ruído para você. Pare e reflita: Para quê você vai aprender tal coisa? Analise. Porque o tempo que você perde estudando algo que não vai te servir, é algo que tira seu foco para algo que você deve, de fato, estar estudando e se dedicando, algo que realmente vai agregar valor e significado para você e para os que estão a sua volta.


Bruna Estrella compartilha sobre o psicólogo que aprendeu sobre maquiagem para falar com sua paciente sobre autoestima, porque ele descobriu que ela gosta de maquiagem e ela não está bem, não sabe o que fazer da vida, e ele aprende sobre maquiagem para conversar com ela sobre autoestima e ainda dá a ideia do que ela pode fazer.


Isso é um conhecimento que pode ajudar a melhorar o seu relacionamento com seu cliente, por exemplo, no caso do psicólogo. Estudar algo para ajudar alguém.


Mas estudar sobre botânica, por exemplo, se você não tem planta em casa, não trabalha na área, para quê isso vai servir na sua vida? Entenda. Estudar Botânica vai ser útil e prazeroso para quem trabalha nesta área, mas não para você. É pensar o que isso vai fazer na sua vida.


Foque nas habilidades que você têm, no que você ama fazer e ama compartilhar com os outros.



4. Pessoas que não estão alinhadas com o que Deus tem na sua vida:

Você já conversou com alguém, que você considera ou considerava seu amigo, ou sua amiga, e quando você compartilhava algo difícil que você estava passando esta pessoa sempre diminuía você ou a situação, dava qualquer resposta, sem perceber como você está?


Ai você pensa: - “Ela deve estar em um dia ruim”. Passa um tempo e você compartilha algo e a pessoa tem a mesma reação da situação anterior ou pior.


Bem, estou colocando um exemplo, mas é claro, que você lendo aqui, lembrou de momentos semelhantes que podem ter acontecido com você. Pois bem, é necessário uma análise bem cuidadosa para não sermos injustos com o outro. E algo posso compartilhar com você: Amigos não agem assim.


É necessário pedirmos a Deus sabedoria até para nossos relacionamentos. Sério isso, não é? Porque passar anos em uma amizade que não são mais (ou nunca foram) boas vozes, e sim se tornaram ruídos não é nada saudável para ambas as partes. Entenda. É óbvio que amizades verdadeiras te confrontam, te dizem a verdade, contribuem no seu crescimento e amadurecimento, e às vezes é duro ouvir, mas um amigo sempre o faz com amor. Amor não é “nhem nhem”. É amor franco.


“É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza”.

“O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!”

Provérbios 27: 5-7


O Amigo dá carinho, mas chama a atenção também. Não te põe para baixo, diminuindo quem você é. Adriana, pedagoga e teóloga, compartilhou em seu instagram essas frases abaixo, que vai contribuir muito para você, elas contribuíram para mim.

1. “Uns quando querem te vender algo voltam a falar contigo, isso é = relação de consumo, não é amizade”;

2. “Uns querem favores, tocam em momentos vividos, mas escolheram não continuar ao seu lado, isso é = conveniência, não é amizade”;

3. “Outros falam com você quando acontece algo novo em sua vida, puxam assunto para saberem mais, isso não é amizade = é curiosidade”;

4. E tem aqueles que nutrem, aqueles que permanecem, que independente da distância, mesmo sem data marcada, te fazem sentir especial, aqueles que mesmo com encontros anuais, esporádicas mensagens você sabe e sentem que estão contigo, são para a vida, isso é amizade”.

Posso compartilhar mais exemplos, e você também tem histórias suas para compartilhar, enfim o assunto não se esgota, dá mais um livro! (risos).


Neste ponto quatro, estão alguns exemplos para contribuir na sua análise das amizades que você tem atualmente.


Que Deus te abençoe com discernimento e sabedoria para, se necessário, dizer não a algumas amizades, e prosseguir com outras, e estar aberto a novos amigos. Sempre é muito bom também analisar a si mesmo, para sermos amigos melhores para os outros.


“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver”. Provérbios 27: 9


“Sejam bons amigos, que amam profundamente”. Romanos 12: 10


E para continuar as contribuições neste assunto, indico o Podcast de minha amiga Rebeca: A Vocação da Amizade FEAT. Papo Aberto Episódio de Fala, MISSIONEIRAS!: Link aqui: (Vale muito ouvir o que elas têm a dizer sobre o asssunto.)



5. Pornografia: vício disfarçado, como droga. Na vida da pessoa, e/ou no casamento.

Psicólogos fazem parte da ajuda para vencer esse mal. E indico também o David Riker @david_riker . Link aqui.


David Riker trabalha na área sobre sexualidade com dedicação e excelência há anos. Ele está com um novo projeto e nesta área é o Projeto Colírio, o site: colirioproject.com.br. Acesse, compartilhe! Conheço ele muitos anos, e ele vem estabelecendo um trabalho incrível contribuindo com muitas vidas.


Identifique os ruídos.


Fotografia: Arquivo pessoal.


"Você so consegue combater o inimigo que você conhece" - Livro: A Arte da Guerra..


Bruna Estrella compartilhou algumas direções:

O que são esses ruídos?

Como ele foi gerado ai em você?

Que história tem por trás dele?

Por que isso ou aquilo é ruído?

Como que ele se tornou ruído?

Exemplo: Um estudo que não serviu de nada para você é ruído.

Precisamos aprender a lidar com ele, identificar a raiz desse ruído, para resolvê-lo!


Ter Clareza na sua vocação. O que você tem em mãos para fazer na vida? Para servir os outros com suas habilidades, paixões, talentos!


“Quando você tem clareza sobre sua vocação, você sabe o que é ruído, o que ele vai ser para você, essa é a chave”, diz Estrella. “Saber o que é aquela coisa dentro da SUA vida, da sua realidade, da sua necessidade”.


Se você não sabe o que está fazendo, não sabe para onde está indo, não tem ideia disso, como é que você vai conseguir relacionar as coisas na sua vida. Compreenda o que elas são para finalmente saber como combatê-las.

Estrella dá mais um exemplo:

“Por que você passa horas nas redes sociais, por quê você faz isso? Se você foi capturado, por que você foi capturado? Será que você não foi presa fácil? Quais defesas você tem deixado abertas? Quais armas você tem deixado de firmar nas tuas mãos? O que você teria de estar fazendo para se defender disso e você não está fazendo?


Como que tua personalidade deveria ser formada para você estar mais forte? Tudo isso tem haver com conhecer quem você é. Tem haver com conhecer quais são os ruídos que estão te atormentando. Conhecer o tamanho que eles tem na sua vida. E porque é que eles conseguiram entrar.


Será que o ruído da rede social não é uma fuga? Fuga porque você não sabe trabalhar na profissão que você escolheu? E ao invés de se especializar (que você deveria fazer), você usa a rede social como fuga?”

Compreenda o que são profundamente, não “o que é a rede social”, mas o “por que que você está ali?


Está fugindo da vida?


Dê nome aos bois. Está fugindo do medo que você tem de fazer o que tem de ser feito? Fugindo de algum erro do passado que você não quer que as pessoas descubram?


Fugindo de pessoas que te perseguem e você não tem coragem de encarar e de se posicionar? Está fugindo das dívidas que você não consegue pagar? Você está dormindo o dia inteiro e não está fazendo o que tinha de ser feito?” (Estrella, 2020).

Vai doer fazer isso, vai te confrontar, mas não ande para trás! Siga em frente nesse processo, você sairá dele livre!

Admitir que estamos errados, que nosso interior está todo bagunçado, sujo, sem vida, e que precisamos melhorar é um passo doloroso, mas é necessário e importantíssimo!! O que fizemos para permitir que os ruídos entrassem? São os ruídos e as circunstâncias ao redor deles: o que eles representam, e o contexto em que eles se encontram. Qual insegurança, fuga, falta de sentido eles representam?

Exemplo que a Estrella diz: “está estudando e desfoca do estudo o tempo todo. Por que? Este estudo não é interessante? Será que é maçante? Entenda gente, não é pra desistir só porque aquilo parece maçante. Mas quando você entende o propósito daquilo que você está estudando, pode ser maçante o quanto for, você entende que tem que fazer aquilo”.

“TUDO AQUILO QUE TE TIRA DO FOCO DE FAZER O QUE TEM DE SER FEITO, É RUÍDO. TUDO AQUILO QUE TE TIRA DO FOCO DE SER QUEM VOCÊ DEVERIA SER, DE TER AS COISAS NO LUGAR CERTO QUE ELAS DEVERIAM ESTAR, É RUÍDO”.


Anote, (em poucos minutos você faz isso), identifique e escreva os ruídos, dê nota de 1 a 10, você precisa fazer primeiro isso, é o começo para resolvê-lo.


Os ruídos com nota menos de 7 são a “vida acontecendo”, como diz Bruna Estrella, explicando melhor, são barulhos da vida, do cotidiano que a gente precisa aprender a lidar da melhor forma possível, é claro que terá dias que a gente se aborrece com algo ou alguém, mas é só saber que isso vai passar, tome cuidado para não aumentar a situação em um nível que ela não está.

Se pergunte se é importante ao ponto de incomodar você mais do que o normal. Se sim, é necessário buscar ajuda: Se for para denunciar o barulho do vizinho, denuncie. Se for algo mais particular do seu eu, psicólogo pode ajudar, indico aqui a psicóloga Adelina Sobral, conheço-a pessoalmente, ela é incrível, o instagram dela é @adelinasobralpsicologa.

Se a nota do seu ruído passar de 7 tem de ser tratado, isso vai desde compartilhar com família, amigos ou com psicólogo, porque não? Esses profissionais podem nos ajudar muito a enxergar nossa vida por um ângulo que a gente não está conseguindo ver no momento de crise, do caos.



ABRIGO



Fotografia: Arquivo pessoal.


Lembre-se que tudo que foi compartilhado até aqui faz parte de estar no Abrigo, em Deus. Se você está aqui e não acredita em Deus, você é bem-vindo também, creio que mesmo você não crendo Nele, Ele te conduziu a vir aqui e ler.

Para cristão ou não cristãos, precisamos saber que Abrigo não é bolha. A bolha diz mentiras e coloca medo em você à respeito da vida, te deixando desencorajado e inseguro.

Abrigo é exatamente o contrário: diz quem você é, mostra a realidade da vida e coloca você no chão, te encorajando a seguir em frente, "passado não serve para mais nada, a não ser para nos ensinar lições", um ator senhor de idade disse essa frase, a vida ensinou algo precioso para ele, que nos ensine também.

O que o outro diz a seu respeito não define você, o que você faz como profissão não te define. Quem nos define é Ele e Seu Infalível Amor por nós.


Neste tempo líquido e gasoso parece surreal esse pensamento não é? Só que não é. É mais sério do que você imagina, por isso a motivação do coração deste tipp de cosmovisão é negar a identidade, a realidade, a verdade, porque negando elas os indíviduos não sabem quem são, de fato, e consequentemente se tornanm manipuláveis por esse tipo de cosmovisao torta da realidade, as últimas consequências dessa cosmovisão é a desumanização do ser humano, a destruição da criação.


Você será Livre quando parar de ouvir essas negações.


Jesus disse:

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destrui; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância".


João 10: 10


Sua identidade vai sendo descoberta enquanto você se move na estrada da vida.! Não espere estar pronto para fazer algo, comece com o que você tem!

Você já ouviu a Voz Dele dizendo quem você é? Procure pessoas que falem a Verdade de Deus sobre você, te cobrindo com essas palavras. Sabe o que isso significa? Te cobrir com Verdade é Abrigo.

O Abrigo nos protege e nos traz descanso quando estamos cansados do Sol intenso, da chuva forte e dos dardos e flechas da vida. O Abrigo é também confronto para nosso crescimento e amadurecimento, dói, mas sem dúvida a Verdade dita no Abrigo é sempre em Amor.


Que estes dois posts sobre este assunto tenham contribuído para você olhar a si mesmo e suas circunstâncias ao redor com nova perspectiva, te levando a agir com as motivações do coração alinhadas em Deus, trazendo para a sua vida o que é bom e para aqueles que estão com você, tornando a caminhada da vida mais leve e com passos firmes e foco na direção.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11





REFERÊNCIAS:

BÍBLIA ON LINE. Versão Almeida Corrigida e Fiel. Link: https://www.bibliaonline.com.br/.

CURY, Augusto. 12 semanas para mudar uma vida. 3ª Edição. 6ª Reimpresão. São Paulo: Planeta, 2015.

CURY, Augusto. Semana Gestão da Emoção. Vídeo aulas. Ano 2019.

ESTRELLA, Bruna. Ruídos. Canal Produtividade. Telegram. Ano 2020. Link: https://t.me/ProdutivosComBruEstrella .

GATEWAY. Bible. Nova Versão Internacional. New International Version (NIV). Link: https://www.biblegateway.com/

LEWIS, Clave Staple. A abolição do homem. Tradução: Gabriele Greggersen. 1ª edição. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017. Tradução de: The Abolition of Man.

LINGUEE. Tradutor. Link: https://www.deepl.com/translator

MAXWELL, Sophia. Take every thought captive*- pray more, wory less. Tradução livre do título: “Leve todo pensamento cativo*- ore mais, se preocupe menos”. Ano 2020. Duração: 6min e 42 seg. IGTV: @sophiamaxwell. Link: https://www.instagram.com/tv/B9OK2qfjvhf/?igshid=whhx15xlxwoc .

VANHOOZER, Kevin J. Quadros de uma Exposição Teológica. 2016.

SAGRADA, Bíblia. Bíblia de Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil. Barueri, SP, 2010.

SANTOS, Rebeca. A Vocação da Amizade. FEAT. Papo Aberto, Episódio 06. Fala, MISSIONEIRAS! De 14 de julho de 2020. Duração: 43 min. Spotify.

SOBRAL, Adelina. Psicóloga.

GONÇALVES, Fabiana. Os hormônios da felicidade. Quais são esses famosos hormônios responsáveis por sua alegria e sensação de bem-estar e como eles podem ser liberados. Data: 13 de maio de 2019.



Comments


bottom of page