top of page

Do Coração – primeira parte




Folha de Miritizeiro - Museu Emílio Goeldi - Belém/Pará - Fonte: Acervo pessoal


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

~ Provérbios 4:23 ~


Sábio homem escreveu essas palavras, Porque ele percebeu a necessidade, e a importância de ouvir a Voz do Coração de Deus!

Hã?! Como assim? Você pode me perguntar. E eu digo a você: É isso mesmo. Não é a voz de nossos corações que precisamos ouvir, nós temos ouvido ela muitas vezes, durante muitos anos talvez, está na hora de conhecer a Voz que realmente importa ser ouvida: a Voz de Deus.


Kevin J. Vanhoozer em sua obra Quadros de uma Exposição Teológica (2016), diz:


“a imaginação não é apenas cognitiva. Ela envolve de igual modo a mente a vontade e as emoções. É, portanto, uma faculdade integradora que se dirige à totalidade dos seres humanos. Justo por isso alguns propõem a ligação entre a imaginação e o que a Bíblia chama “coração”… A Bíblia fala do coração com regularidade como o lócus da volição (vontade), emoção e crença ou descrença (Sl 14.1). A expressão “olhos do coração” comunica com eloquência como as crenças, os desejos, pensamentos e sentimentos atuam em conjunto para definir nossa humanidade”.


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

~ Jeremias 17:9-10 ~


É a Voz Dele que te livra das decisões toscas da vida. Sem dúvida, somos humanos, somos muito bons em ouvir nossos próprios conselhos, e não perguntar para Deus qual é a sua vontade. E nós temos aprendido bastante com nossos erros não é mesmo? Ou não aprendemos?


A psicóloga Adelina Sobral citou a frase: “não é o erro, mas a correção do erro que ensina”. Então, vamos aprender a abrir mão todo dia, o dia todo, da voz do nosso coração, para abrir nossos corações a ouvir a Voz do Coração de Deus.


Até que Deus alinhe nossos corações ao Coração DEle, porque ainda estamos inacabados:


“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”.

~ Filipenses 1:6 ~


Um lembrete: Não nos orgulhemos dos nossos esforços em direção à Ele, é Deus que dá o crescimento, e nós, caminhamos em fé que Ele é fiel para cumprir o que prometeu.

Nossos esforços são importantes, só que não são o centro, para que não nos orgulhemos achando que nós sozinhos conseguimos algo.


Parafraseando Jota Quest digo:


“É na Voz de Deus onde nossa alma é revelada

É na Voz de Deus que mora a nossa calma

É NEle que sempre temos solução”.

É a Voz Dele que te tira da depressão, da ansiedade, é a Voz DEle que te define, é a Voz DEle que diz quem você é!


Você já parou para ouvir as batidas do Coração de Deus?

Não?!

Ah, pois encorajo e te convido a se mover nessa direção.


Por Helen Lanhellas.

* Texto publicado pela primeira vez em 21 de abril de 2020.

Comments


bottom of page