top of page

O que eles falaram sobre cosmovisão?



Imagem: Herman Dooyeweerd


Você pode viver esta palavra: cosmovisão; de forma tão convictamente que há coisas que você disse ou fez e nem percebeu que é ela que você tem, parafraseando Francis Schaeffer em sua obra: Como viveremos?

Cosmovisão é a visão de mundo do indivíduo, suas crenças mais básicas sobre a vida, a forma como a pessoa interpreta, age e reage à vida demonstram sua cosmovisão.

Ela não é uma disciplina de universidade, por exemplo, ela está em todo ser humano, por isso acredito que cosmovisão é para todos nós compreendermos, não somente os filósofos. Ela é o conjunto das motivações de nossos corações que nem sempre teorizamos, mas a praticamos todos os dias, muitas vezes sem perceber.

Herman Dooyeweerd diz que nosso coração é um dispositivo religioso, pois nossas crenças mais básicas estão ali:


"o caráter concêntrico do EU no coração (sede da razão, emoções, vontade e vida religiosa humana) e os motivos básicos religiosos que estruturam a filosofia e as crenças fundamentais de sociedades na história, demonstrando a necessidade do arquétipo criação, queda e redenção sirva de base para a estruturação de uma filosofia cristã não reducionista". (PAZ, 2020)

O que me lembra do versículo:



"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração,

porque dele procedem as fontes da vida".

- Provérbios 4:23 -.


O que Dooyeweerd queria dizer é que não há neutralidade em nossas ações, porque elas partem de um coração que tem motivações e estas enraizadas aonde esta pessoa se alimenta, na Palavra de Deus ou não.


É importante estarmos atentos a nós, o que nossos pensamentos, atitudes estão falando sobre nós. Agostinho disse: "Inquieto está nosso coração e não descansará enquanto não repousar em Ti". Dooyeweerd entendia que nosso coração precisa ser regenerado, e isto somente acontece quando entregamos nossa vida a Jesus Cristo e Seu Senhorio. Porque foi para Deus que fomos criados, para refletir Seu Amor, para viver todas as áreas de nossas vidas para a Sua Glória, e tudo isto e mais está revelado na Bíblia.


Talvez em sua mente, você só tenha lembranças de cristãos que foi difícil ver Jesus Cristo em suas vidas, pela falta de testemunho em alguma atitude ou fala, mas quero encorajar você a olhar para o Único Homem Perfeito: Jesus Cristo, Ele é o nosso modelo, conheça-O lendo a Bíblia.


Uma vez, uma pessoa muito querida me disse que cada pessoa nesta vida está em processo, e hoje, de vez em quando penso sobre isso, ou é processo de cura, de compreensão de si mesmo, e o que fazer neste mundo, e por ai segue, e outras pessoas ainda não se deram conta desse processo, e peço que você perdoe, e siga em frente. Deixe que Deus dá conta, Ele é o Criador, Ele sabe o que fazer.


E como amo história, também te encorajo a conhecer homens e mulheres cristãos que na história se levantaram com sabedoria e de forma crítica a respeito das atitudes de pessoas perversas que misturaram as Escrituras com cosmovisões estranhas, e ensinaram ao outros caminhos errados, se intulando às vezes como "cristãos", professavam com a boca, mas não viviam de coração os ensinamentos bíblicos.

No Antigo Testamento temos exemplos de pessoas e seus corações alinhados a Deus: Noé, Moisés, Josué, Daniel, Habacuque, Jeremias, Elias, Ana, Débora, Ruth, Ester… a lista é grande.

No Novo Testamento, Jesus o próprio Verbo em carne e osso é todo alinhado com Deus, sendo Um com Ele, tinham também: Pedro, Paulo de Tarso, João, entre outros. Na Idade Média: Martinho Lutero; no século 19 e 20: Abraham Kuyper, Herman Dooyeweerd, Francis Schaeffer, Edith Schaeffer, Hans Rookmaarker, C.S.Lewis, J.R.R.Tolkien... são muitos os que honraram e honram a Deus com suas vidas por inteiro, de forma apaixonada, com todas as suas forças.

Que você pense como Jeremias:



"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,

porque as suas misericórdias não têm fim;

renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade".


Lembre que Deus o ama, a ama e lembre-se destas pessoas, que isto nos encoraje a olhar para Quem devemos olhar na jornada: Jesus Cristo. Estas pessoas O obedeciam, amavam a Deus acima de todas as coisas e amavam ao próximo como a si mesmas.


Sendo cristão ou não, toda cosmovisão é baseada em alguma crença, por isso não há como um pensamento filosófico ser neutro, a racionalidade, os processos científicos, artísticos, culturais não podem ser neutros, sempre tem um resposta religiosa do coração.

Por ser o coração um dispositivo religioso, Herman Dooyweerd declara que este precisa ser regenerado, transformado se alinhando ao Criador. Deus está interassado com a Redenção e Desenvolvimento Integral do ser humano.

Abraham Kuyper em Soberania das Esferas; diz que todas as esferas da sociedade tem autonomia entre si e todas elas estão debaixo da Soberania de Deus. (Fotografia: acervo pessoal)

Ele pensou a fé cristã para além de sua vida religiosa, mostrando como a Vontade de Deus é importante para legislar sobre todas as esferas da vida.

Por uma fé relevante que dialogue com as demais áreas da sociedade: educação, ciência, artes, saúde, política e assim por diante.

Uma cosmovisão genuinamente cristã, não influenciada por outras cosmovisões, ex: a cosmovisão grega que fez as pessoas viverem de forma dualista, separando "vida na igreja" e "vida secular".

Ou a cosmo humanista: tirou Deus do centro da vida e pôs o homem como medida de todas as coisas.

Hans Rookmaaker percebeu que não dava certo fazer essas relações. Ele viu a necessidade do cristão desenvolver pesquisa filosófica específica e como isto está relacionado à visão de mundo do cristão.

Ele disse: "Jesus não morreu simplesmente para tornar cristãs mais pessoas. Isso não basta, a sua obra é grande demais! Ele morreu para que pudéssemos ser humanos, vivendo e agindo de modo humano, como Deus originalmente nos fez para viver, amor e liberdade".

Abraham Kuyper diz: "Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: “É meu!“


"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele".

- Colossenses 1: 16 -


"Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém,

o mundo e os que nele habitam".

- Salmos 24:1 -


"Pois somente quando eu conheço verdadeiramente Quem Deus É, eu sei quem eu sou, e só sei quem eu sou por causa do conhecimento de Deus, porque Ele é conhecedor de mim mesmo" (DULCI, Pedro. 2020). Essa relação andam juntas, entrelaçadas.

Este tema não se esgota. Espero que tenha ajudado você a compreender mais sobre cosmovisão cristã. E para quem já estuda este assunto que este texto contribua em seus estudos.


Fotografias e texto por Helen Lanhellas.


Referências:


DULCI, Pedro. Rompendo a Bolha. Cosmovisão, Ciências e Cultura Pop. Curso em plataforma digital, do Instituto Educacional Invisible College. Ano 2020.


JEREMIAS, Lamentações de. Bíblia, Antigo Testamento. versão Almeida Revista e Atualizada. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/ara/lm/3


SCHAEFFER, Francis. Como viveremos? Uma cuidadosa análise das principais características de nossa época em busca de soluções para os problemas que enfrentamos. 2ª edição. Editora Cultura Cristã.


PRISMA. O Senhorio de Cristo. Prisma Episódio 1. IGTV no Instagram @efeitoprisma. De 19 de maio de 2020. Duração: 5 minutos e 34 segundos. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CAYiTLXFXwj/?utm_source=ig_web_copy_link

Comments


bottom of page