top of page

Universidade - uma carta

Por Helen Lanhellas

A realidade, O alerta, A Esperança.

(Com as letras maiúsculas desse jeito como você leu, com foco onde deve ser).


Imagem: Fountain pen no Pexels


Para quem me conhece de perto, sabe que amo estudar, amo o conhecimento que também podemos adquirir na Universidade, conhecer pessoas, fazer novas amizades, e em primeiro lugar por amor e obediência ao Deus que me chamou para estar ali novamente (estou fazendo minha segunda graduação), é que escrevi este post para alertar em amor, para que o filtro da sabedoria de Deus esteja em nossas vidas.


“O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará”. Provérbios 4: 7-9


Tenho refletido sobre este tempo na Universidade, as percepções se tornam mais sensíveis, aguçadas, e é com muita tristeza que compartilho com você este olhar, e também quero te encorajar com palavras de esperança sobre esta realidade, e com o tempo de reflexão percebi que não sou a única a perceber e refletir sobre este assunto.


O que claramente foi revelado no cotidiano nas Universidades, é que há uma intencionalidade em desumanizar os jovens a partir da negação da realidade, de valores eternos, da existência de Deus, quebra e pensamentos nomeados de qualquer nome libertário quando na verdade o resultado que está sendo visto, é desumanização, não é a liberdade que Deus nos criou para sermos:



"E conhecereis a Verdade, e a Verdade os libertará". João 8:32.



Tais argumentos existem há anos dentro das Universidades, infelizmente não é algo novo, mas de uns anos para cá tem se agravado esta situação; professores comprometidos em deturpar tudo, começando por interpretações distorcidas da realidade da vida.

A Universidade não está mais comprometida em preparar os jovens para a vida profissional, como ela é, com suas belezas e dificuldades, e sim estão compromissados em deter a verdade pela injustiça.


E isso é muito triste de se ver.


Ver pessoas compromissadas religiosamente com motivações do coração para deturpar a verdade e levar injustiça. Quanto a esta frase: "detêm a verdade pela injustiça", eu lembro de quando o apóstolo Paulo escreveu sua Epístola aos Romanos, logo no 1° capítulo ele escreve sobre algo profundo que é muito atual em muitas áreas da sociedade, inclusive na Universidade atualmente, vou compartilhar alguns trechos deste capítulo primeiro, você pode ler ele completo na Bíblia, ou se você não tem uma Bíblia, leia pela internet:



"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como aves, quadrúpedes e répteis.

Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! (...).

E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, (...) cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. (...) os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”.



É com tristeza que compartilho esta mensagem com você.


Deus criou a humanidade com propósitos belos e profundos.


Vou disponibilizar, ao final deste post, o artigo de Roger Scruton O Fim das Universidades. Você poderá baixar e ler com calma, ele fala muito mais do que eu estou aqui compartilhando com você, mas calma, quero que você leia com vontade de compreender a realidade a qual estamos vivendo, e com um coração disposto a ter esperança. Em quê? Continue a leitura do post, quero trazer alerta e também esperança para nós que amamos este espaço que é a Universidade.


Quero com este post te ajudar a olhar a vida com Esperança, mesmo diante dessa situação séria e muito triste a qual se encontram as Universidades atuais.


Alguns pontos de Esperança:


1. Há Beleza de Deus dentro das Universidades, existem pessoas maravilhosas que também percebem tais situações e não se deixam levar;


2. Há Esperança! Podemos compartilhar esta verdade que tem acontecido e não deixar nossos jovens se perderem, a vida é bela, mesmo com suas dificuldades, e os jovens precisam amadurecer nisso;


3. Ame aqueles que Deus colocou em seu caminho, quando puder dê uma Palavra ao que está cansado, e há muitos assim dentro da Universidade, esperando por alguém que os ame, Deus é Amor, lembremos disso;


4. Guarde estas palavras aqui também:



“E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. Sejamos brandos para com todos, aptos para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem a Deus, mas também o retorno a sensatez” 2 Timóteo 2:23-26



5. Graças a Deus, não são todos os professores que são comprometidos em levar injustiça, há professores que amam o que fazem, amam levar ensinamentos relevantes e verdadeiros para aqueles que o ouvem;


6. Não desista da Faculdade! Dificuldades tem, mas se Deus te deu a oportunidade de estar ali, então Honre-O em tudo o que fizeres ali;


7. Não se preocupe de forma exacerbada, entregue à Deus em oração tuas preocupações, tuas percepções da vida acadêmica, teus pedidos, agradeça também, Ele tem um propósito em sua vida;


8. "E a Paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e o vosso pensamento em Cristo Jesus" - Filipenses 4:7 -


Para terminar, compartilho com você a oração de um dos autores acadêmicos que fizeram seus trabalhos com amor e dedicação para contribuir na formação integral do ser humano por meio de sua vida acadêmica, o nome dele é Herman Dooyeweerd, ele fez esta oração:


ORAÇÃO DO DOOYEWEERD ANTES DE ASSUMIR O CARGO NA UNIVERSIDADE LIVRE DE AMSTERDÃ _ "A ti, então, Senhor meu Deus, volto minha oração nessa hora, para agradecer-te pelo maravilhoso direcionamento em minha vida, para agradecer-te por cada provação e cada castigo, para agradecer a Ti pois Tu tens agora me chamado para servi-lo nessa universidade. Inspira minha obra nessa universidade, e faz com que tua força seja aperfeiçoada em minha fraqueza. Faz, ó Pai de todas as misericórdias, com que o amor por Ti e pela expansão do teu Reino continue a queimar em meu coração, e que meus passos nunca se desviam do caminho da verdade que Tu tens revelado a nós em teu santo espírito. E quando nossas frágeis forças faltarem, pois nossos corações sempre se inclinam para o pecado, o mundanismo e a pulsilanimidade, confirma, Pai Santo, o teu Reino em nosso trabalho científico e usa-o para romper, também aqui, O reino da mentira, de modo que por teu Espírito nosso trabalho com O seres humanos seja santificado."

Oração Final do Discurso Inaugural, Dooyeweerd, Apud: Marcel Verburg, Herman Dooyeweerd, p. 107-8


Abaixo está o Artigo do Roger Scruton O Fim das Universidades, em PDF para você baixar:





Referências:


BÍBLIA ONLINE. Epístola de Paulo aos Romanos Capítulo 1. Almeida Corrigida Fiel - ACF. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/1>. Acesso em: 15/04/2021 às 21:21h


BÍBLIA ONLINE. Segunda epístola de Paulo a Timóteo Capítulo 2. Almeida Corrigida Fiel – ACF. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/2tm/2>. Acesso em: 15/04/2021 às 21:23hs.


BRASIL, Dooyeweerd. Oração do Dooyeweerd antes de assumir o cargo na universidade livre de Amsterdã. Instituto H. Dooyeweerd. IG: @dooyeweerdbrasil. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B6vb8w_jL77/>. Acesso em: 24/03/2021 às 21:37hs.


SCRUTON, Roger. O Fim da Universidade. ABC2-H. Diálogo & Antítese. Textos fundamentais em religião e ciências humanas. Tradução: Ana Elisa de Carvalho. Novembro de 2018. Disponível em: <http://www.cristaosnaciencia.org.br/content/uploads/O-fim-da-universidade-Roger-Scruton-1.pdf>. Acesso em: 1º/10/2020 às 21:46 hs.

Comments


bottom of page